a

O CAIS DA IMPERATRIZ   está situado a poucos passos da Praça Mauá, no coração do centro da cidade, na área do Porto recentemente recuperada.

Novo ponto de referência turística da Cidade do Rio de Janeiro, o Porto Maravilha, magnificamente revitalizado, conjuga o tradicional e o mais moderno em termos arquitetônicos e culturais.

Na vizinhança do Cais da Imperatriz, está o Museu do Amanhã cujo prédio, de arquitetura espetacular, assinada pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, trouxe um ar etéreo à praça já tão rica em contribuições para a cultura do Rio. O moderníssimo museu ainda combina ciência, arte e alta tecnologia.

Também nas proximidades situa-se o Museu de Arte do Rio.

Composto pela junção de dois prédios, o antigo Palacete dom João VI e o mais recente terminal rodoviário, o museu permite de sua cobertura uma visão completa da Praça Mauá e seu entorno, com a belíssima Orla Conde.

Na Rua Sacadura Cabral e ao lado do Cais da Imperatriz, está o Trapiche Gamboa, casa tradicional e famosa por sediar um dos mais genuínos fenômenos culturais da cidade, que é a  “roda de samba “.  Instalada num prédio de 1867 permite aos frequentadores conhecer a arquitetura do Rio antigo na imponente construção de três andares.